quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gentileza é de graça e faz bem!




Quantas vezes já nos surpreendemos com um gesto de gentileza de um estranho? Um atendente de uma loja que nos dá “bom dia” e nos trata com educação, alguém que encontramos no elevador e nos ajuda com as compras, pessoas que param o carro pra ajudar com o pneu furado… A gentileza pode se manifestar de diversas formas. Faz bem pra quem faz e pra quem recebe, e o melhor: não custa nad, é de graça !

Infelizmente, agir com gentileza passou a ser ítem de segunda importância. Vivemos com pressa , com medo e estressados. Esses estado de coisas nos impede de enxergar o outro. Por que não fazer da gentileza um hábito? Como aquele clichê: fazer uma boa ação todos os dias. Mas pode ser mais de uma. Não economize. Gentileza é uma aplicação de altíssima rentabilidade. Sem custos e o retorno é garantido.

Não é saudosismo,mas, no passado, as pessoas eram mais gentis.Lembro que na rua onde vivi até meus 14 anos, os vizinhos ajudavam uns aos outros. Quando faltava açucar,farinha,medicamentos dentre outras coisas tinha sempre alguém pra acudir. Quando algum vizinho fazia um bolo, nos levava um pedaço… Com o passar dos tempos essas coisas foram sumindo. Os referenciais mudaram. Os programas de televisão,os filmes, as manchetes de jornal não dão à gentileza o mesmo espaço que à violência, à política, à economia e às catastrofes da vida.

Portanto,caro amigo,prezada amiga, faça uma gentileza a alguém hoje. Leve uma rosa pra quem ama, ligue pra seus pais pra dizer que os ama, abra a porta do carro pra sua namorada/noiva/esposa, abra o vidro do carro pra receber o panfleto,pois esse é o sustento de muita gente, pergunte o nome da criança que pede esmola no sinal, se não puder falar bem de alguém, evite falar mal, dê passagem a um carro que quer trocar de faixa, respeite o pedestre, o ciclista, tenha paciência com os idosos,pois vc será um deles(se tiver sorte de chegar lá). A gente precisa disso. O mundo precisa disso!

Boa semana amados :}

Nenhum comentário:

Postar um comentário